3 de maio de 2022

Pela 3ª vez seguida, Brasil fica de fora dos convidados para cúpula do G7

Presidente Jair Bolsonaro (PL) / Foto: Reprodução Isac Nobrega

A Alemanha deixou o Brasil de fora da lista de convidados para a reunião do G7, grupo com as sete maiores economias do mundo. O país europeu anunciou, nesta segunda-feira (2/5), que quatro nações em desenvolvimento foram chamadas a participar do encontro, que ocorrerá entre 26 e 28 de junho.

Senegal, África do Sul, Índia e Indonésia são os convidados da rodada. O anúncio foi feito pelo porta-voz do governo alemão, Steffen Hebestreit. Desta vez, Berlim ocupa a presidência rotativa do grupo. É uma tradição do G7 chamar os países com maior relevância no momento do evento.

Desde o início do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), a nação tupiniquim não recebe o convite. O chefe do Executivo pode ser o primeiro da história da Nova República a nunca ter participado de uma rodada com os países mais industrializados do mundo.

O G7 é composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido. O convite à Índia tem o intuito de isolar a Rússia diplomaticamente, apesar de o premiê indiano Narendra Modi não condenar as ações dos russo e, inclusive, aumentar a importação de petróleo daquele país.

*Com informações do Correio Braziliense

Natal é uma das 3 cidades do Nordeste pronta para operar internet 5G, diz Ministério das Comunicações

Tecnologia exige novos dispositivos nas antenas que emitem os sinais para os locais – Foto: Sempla

Natal é uma das 12 capitais brasileiras totalmente aptas a operar a quinta geração da internet móvel, o 5G, tanto do ponto de vista tecnológico quanto do jurídico. Segundo o Ministério das Comunicações (Mcom), além da capital potiguar, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Palmas, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória, Aracaju e Boa Vista já atualizaram suas legislações e estão em condições de ofertar a nova internet.

O restante das 27 capitais está parcialmente adaptado ou ainda preparando a atualização da legislação municipal, que deverá ser modernizada e ajustada principalmente à Lei Geral das Antenas, pondo fim a alguns entraves técnicos. A nova tecnologia 5G, por exemplo, necessita da instalação de um número muito maior de antenas para assegurar um sinal com mais abrangência, rapidez e qualidade.

Segundo Carolina Barbosa, secretária adjunta de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), no âmbito do município de Natal a competência para autorizar a instalação de antenas é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). “No final do ano passado, o prefeito sancionou a lei complementar nº 206/2021, uma legislação moderna que cria as condições para a Semurb simplificar o processo de autorização de licenciamento para instalação das infraestruturas das novas antenas 5G”, disse Carolina Barbosa.

A secretária Municipal de Planejamento, Joanna Guerra, afirma que, nesse sentido, “a Prefeitura do Natal, na gestão do prefeito Álvaro Dias, vem dando uma atenção especial para que a cidade esteja sintonizada com os avanços tecnológicos, fazendo os investimentos necessários e, por isso, está figurando entre as primeiras capitais com condições de começar a operar a tecnologia 5G.”

Para se entender a complexidade técnica, é preciso saber que na internet 4G, a utilizada atualmente no Brasil, uma torre manda o sinal para um bairro inteiro, enquanto na 5G serão necessárias dez vezes mais dispositivos para cobrir a mesma área. Isso resultará em uma internet com maior velocidade para baixar e enviar arquivos pelo celular e com mais qualidade, por exemplo, na transmissão de arquivos de imagem.

Alguns países já utilizam a tecnologia de conexão móvel 5G há pouco mais de três anos. No Brasil, a demora poderá ter fim em julho próximo, quando, pelas metas estabelecidas, todas as capitais do país deverão estar em condições de lançar a nova tecnologia. Em 2023, serão atendidas as cidades com mais de 500 mil habitantes e, na sequência, aquelas com mais de 100 mil. A previsão é que, em 2029, as operadoras de internet móvel estejam ofertando 5G em todos os 5.570 municípios brasileiros.

Brigatti chega hoje ao América

Na quinta colocação no grupo após a derrota para o Afogados, América treina para buscar reação/ Foto: CANINDÉ PEREIRA

Continua a dança de treinadores no América, o clube que anunciou a contratação de João Brigatti para o lugar de Edson Vieira, que durou pouco mais de dois dias como comandante da equipe, se apresenta amanhã ao clube. A diretoria alvirrubra não gostou de saber que Vieira não havia tomado a vacina contra Covid-19 e não quis esperar o ciclo de 14 dias até o treinador ser imunizado e poder ser liberado para comandar o time dentro do campo de jogo, por isso optou por desfazer o acordo.

Bugatti tem 57 anos e chega ao clube potiguar bem referendado, devido aos títulos do Maranhense conquistado pelo Sampaio Corrêa e o acesso para a Série B em 2019.. Na verdade, o América não se trata de nenhuma novidade para o profissional, que em 2007 trabalhou como treinador de goleiro trazido pelo então técnico Estevam Soares.

Além da equipe maranhense, Brigatti já dirigiu Ponte Preta-SP, Oeste-SP, Santa Cruz-PE e Paysandu-PA. Em 2011 e 2012 trabalhou na seleção principal da Jamaica e em 2013 no futebol da Coréia do Sul.

O mais novo comandante americano vai pegar a equipe na quinta colocação do grupo, vindo de uma derrota em casa para o Afogados-PE e terá de dar uma resposta positiva nos três jogos restantes na Grande Natal, com a finalidade de retomar a força na campanha pelo acesso à Série C.

O grupo vem observando o movimento da diretoria em relação aos treinador com bastante expectativa, João Brigatti será o quarto treinador em cinco meses de atividade. Leandro Sena continua como auxiliar técnico e foi quem conduziu os trabalhos durante a reapresentação do elenco realizada ontem.

Cristiano, último nome anunciado pela diretoria como reforço, já se apresentou e iniciou os trabalhos com os novos companheiros. Ele chega para brigar por uma posição no ataque alvirrubro, que balançou a rede dos adversários apenas duas vezes dentro do Brasileirão. Além dele, Brigatti deve contar com o retorno de Wallace Pernambucano, fora da equipe desde o dia 13 de abril, tratando de uma contusão na panturrilha, que vem atrapalhando o atleta desde a temporada passada.

Na única entrevista coletiva pós-jogo que realizou como treinador americano, Edson Vieira, reclamou do fato da equipe não poder estar contando com o atleta, apontado como um artilheiro nato e que faz o grupo perder muito poder de conclusão quando não está em campo. Allef, que também vem de fase de transição, é outro nome que deve ficar como opção para o confronto de sábado, às 17 horas, contra o Retrô, na Arena das Dunas. O adversário pernambucano lidera o grupo 3 com seis pontos e um jogo a menos que os integrantes do G-4. Esse confronto será realizado diante do Globo, amanhã, na Arena Pernambuco.

*Com informações da Tribuna do Norte

Prefeitura tem edital aberto para patrocinar o São João

O edital estabelece critérios para seleção de empresas que tenham interesse em colaborar/ Foto: Alex Regis

A Prefeitura Municipal do Natal, através da Secretaria de Cultura (Secult-Funcarte), está com edital aberto da Seleção Pública para obtenção de Patrocínio para os Festejos Juninos de Natal. O documento está disponível no www.natal.rn.gov.br/dom e no www.blogdafuncarte.com.br .

O edital estabelece critérios para seleção de empresas que tenham interesse em colaborar com os Festejos Juninos de Natal 2022, através da exploração de marcas e ações, com direito de exibição de publicidade/merchandising em espaços públicos e equipamentos do Município e locais relacionados ao evento.

A seleção pública relaciona o modo que constará, especificamente, a forma de inserção do nome ou marca de cada parceiro nos materiais relacionados à promoção, divulgação e programação dos Festejos Juninos, além de valores de cotas (que variam de R$ 300 mil a R$ 1 milhão).

“A seleção pública apresenta as contrapartidas estabelecidas entre as partes para a viabilização do patrocínio, vigência e detalhes de como se dará o retorno ao patrocinador em troca de exploração publicitária e demais contrapartidas, além de informações como público-alvo e faixas etárias”, comenta o secretário de Cultura de Natal.

Nos próximos dias, a Prefeitura do Natal, através da Secult-Funcarte, publica a seleção pública para apoio de Arraiás e Quadrilhas Juninas que irão compor a programação oficial do São João de Natal.

Segurados com NIS de finais 2 e 7 recebem primeira parcela do 13º

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)/ foto: Marcelo Casal Jr

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) paga nesta terça-feira (3) a antecipação do décimo terceiro a aposentados e pensionistas que recebem mais de um salário mínimo e que têm dígito final do Número de Inscrição Social (NIS) 2 e 7. A previsão é que, até sexta-feira (6), mais de 31 milhões de segurados recebam a primeira parcela.

Consulta
O extrato com os valores e as datas de pagamento do décimo terceiro está disponível desde o mês passado. A consulta pode ser feita tanto pelo aplicativo Meu INSS, disponível para celulares e tablets, quanto pelo site gov.br/meuinss.

Quem não tiver acesso à internet pode consultar a liberação do décimo terceiro pelo telefone 135. É preciso informar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e confirmar alguns dados ao atendente antes de fazer a consulta. O atendimento telefônico está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Decreto
O decreto com a antecipação do décimo terceiro foi assinado em março. Este é o terceiro ano seguido em que os segurados do INSS recebem o décimo terceiro antes das datas tradicionais, agosto e dezembro. Em 2020 e 2021, o pagamento ocorreu mais cedo por causa da pandemia de covid-19.

A maioria dos aposentados e pensionistas receberá 50% do décimo terceiro na primeira parcela. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro e terá o valor calculado proporcionalmente.

Segurados que recebem benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) também têm direito a uma parcela do décimo terceiro, calculada de acordo com a duração do benefício. Já quem recebe benefícios assistenciais, como o Auxílio Brasil, não têm direito a décimo terceiro salário.

*Com informações da Agência Brasil

Postos de gasolina terão que mudar forma de mostrar preço até sábado

Posto de gasolina /Foto: Reprodução Magnus Nascimento

Os revendedores de combustíveis de todo o país precisarão alterar, até sábado (7/5), a forma com que são divulgados os preços dos combustíveis. Os comerciantes deverão exibir os valores com apenas duas casas decimais, conforme determina a Resolução nº 858/2021, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). As informações são do Metrópoles.

Em nota, a autarquia divulgou que a mudança tem o objetivo de deixar o preço do combustível mais preciso e claro para o consumidor. A iniciativa também visa igualar os anúncios com a expressão numérica da moeda brasileira.

A nova norma determina que os valores devem ser exibidos em duas casas decimais, tanto na bomba de combustíveis quanto no painel de preços. A ANP permite que os visores das bombas continuem com o terceiro dígito, mas a medida só irá valer se ele ficar travado em zero no momento do abastecimento.

Como não será necessário trocar os painéis de preço ou as bombas de combustíveis, a medida não gerará custos aos postos de combustíveis.

Inmet alerta para chuvas intensas em 126 cidades do RN

Inmet alerta para chuvas intensas em cidades do RN/ Foto: Bruno Andrade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou novo alerta de chuvas intensas para 126 cidades do Rio Grande do Norte. O aviso vale até 10h desta terça-feira (3). O alerta é de perigo potencial, o primeiro numa escala de três em relação à severidade das chuvas.

O Inmet aponta que as chuvas que podem atingir as cidades são entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há também a possibilidade de ventos intensos, entre 40 e 60 km/h. O alerta destaca também que há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Em caso de rajadas de vento, o Inmet recomenda não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Ainda indica evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Cidades atingidas pelas chuvas intensas
Açu
Afonso Bezerra
Água Nova
Alexandria
Almino Afonso
Alto do Rodrigues
Angicos
Antônio Martins
Apodi
Areia Branca
Baraúna
Barcelona
Bento Fernandes
Bodó
Bom Jesus
Caiçara do Norte
Caiçara do Rio do Vento
Campo Redondo
Caraúbas
Carnaubais
Ceará-Mirim
Cerro Corá
Coronel Ezequiel
Coronel João Pessoa
Currais Novos
Doutor Severiano
Encanto
Felipe Guerra
Fernando Pedroza
Florânia
Francisco Dantas
Frutuoso Gomes
Galinhos
Governador Dix-Sept Rosado
Grossos
Guamaré
Ielmo Marinho
Ipanguaçu
Itajá
Itaú
Jaçanã
Jandaíra
Januário Cicco
Japi
Jardim de Angicos
João Câmara
João Dias
José da Penha
Lagoa d’Anta
Lagoa de Pedras
Lagoa de Velhos
Lagoa Nova
Lagoa Salgada
Lajes
Lajes Pintadas
Lucrécia
Luís Gomes
Macaíba
Macau
Major Sales
Marcelino Vieira
Martins
Maxaranguape
Monte Alegre
Monte das Gameleiras
Mossoró
Nova Cruz
Olho d’Água do Borges
Paraná
Parazinho
Passa e Fica
Patu
Pau dos Ferros
Pedra Grande
Pedra Preta
Pedro Avelino
Pendências
Pilões
Poço Branco
Portalegre
Porto do Mangue
Pureza
Rafael Fernandes
Rafael Godeiro
Riacho da Cruz
Riacho de Santana
Riachuelo
Rio do Fogo
Rodolfo Fernandes
Ruy Barbosa
Santa Cruz
Santa Maria
Santana do Matos
Santo Antônio
São Bento do Norte
São Bento do Trairí
São Francisco do Oeste
São Gonçalo do Amarante
São José do Campestre
São Miguel
São Miguel do Gostoso
São Paulo do Potengi
São Pedro
São Rafael
São Tomé
São Vicente
Senador Elói de Souza
Serra Caiada
Serra de São Bento
Serra do Mel
Serrinha
Serrinha dos Pintos
Severiano Melo
Sítio Novo
Taboleiro Grande
Taipu
Tangará
Tenente Ananias
Tenente Laurentino Cruz
Tibau
Touros
Umarizal
Upanema
Venha-Ver
Vera Cruz
Viçosa

STF volta a discutir processo contra políticas ambientais de Bolsonaro

crédito: Rosinei Coutinho/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma, amanhã (4/5), a análise do chamado “Pacote Verde”. Os ministros discutem o conjunto de sete processos movidos contra políticas ambientais do governo Bolsonaro. Desde o início do mês, a Corte já derrubou cinco decretos do Executivo. A expectativa é que o julgamento chegue ao fim nesta semana.

Nesta quarta-feira (4/5), estão pautados dois processos da temática ambiental. A ADI 6148 é o primeiro item a ser julgado. A ação, proposta pela Procuradoria-Geral da República (PGR), questiona a Resolução 491 do Conselho Nacional do Meio Ambiente, que não regulamenta de forma adequada os padrões aceitáveis de qualidade do ar.

A segunda matéria a ser analisada é a ADO 59. Trata-se de uma ação do PSB, PSol, PT e Rede que pede a retomada do Fundo da Amazônia e o repasse de recursos a projetos de combate ao desmatamento já aprovados. Segundo as legendas, houve omissão da União na paralisação do Fundo Amazônia e do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima.

Considerada inédita, a pauta reúne ações desde junho de 2019 contra decisões ou omissões do Executivo no combate ao desmatamento, licenciamento ambiental e manejo dos fundos de proteção da fauna e da flora. Dos sete processos, seis foram movidos por partidos de oposição e um pela PGR, durante a gestão de Raquel Dodge.

A iniciativa da análise em conjunto foi das ministras Cármen Lúcia e Rosa Weber, que definiram a mudança na pauta com o presidente do STF, Luiz Fux, após receberem a visita de um grupo de artistas que promoveu o Ato pela Terra, em Brasília, no dia 9 de março.

O julgamento começou no último dia 6 de abril. Cármen Lúcia, relatora, proferiu um voto duro, criticando a falta de execução do orçamento para políticas ambientais. A magistrada também cobrou a adoção de um novo plano para reduzir o desmatamento na Amazônia, a proteção dos direitos indígenas e o combate a crimes ambientais. O documento deverá ser entregue ao STF em até 60 dias, que deve ser contado a partir da votação do relatório da ministra.

Para Cármen Lúcia, o desmonte da política ambiental decorre da “cupinização institucional”, que desmantela as estruturas do Estado para garantir a eficácia de uma política de prevenção do desmatamento da Amazônia Legal.

O ministro André Mendonça, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), disse haver “grandes dificuldades” em encontrar culpados e argumentou que é melhor pensar em “soluções futuras”.

Das sete ações do Pacote Verde, duas tiveram o julgamento travado por um pedido de vista de Mendonça. Entre elas, a ADPF 760, considerada um dos itens mais importantes da pauta. A ação pede a retomada de um plano semelhante ao que reduziu o desmatamento da Amazônia em 83% entre os anos de 2002 e 2012.

*Com informações do Correio Braziliense

São Paulo derrota Santos em clássico com gol de pênalti no fim

Resultado impede o Peixe de assumir a liderança isolada do Brasileiro/ Foto: Rubens Chiri

Com um gol em cobrança de pênalti nos minutos finais, o São Paulo derrotou o Santos por 2 a 1, na noite desta segunda-feira (2) no estádio do Morumbi, em partida que fechou a 4ª rodada do Campeonato Brasileiro. A vitória levou o Tricolor à 5ª posição, com sete pontos. Já o Peixe perdeu a oportunidade de assumir a liderança isolada da competição após o revés. A equipe também ficou com sete pontos, mas na 6ª posição.

O São Paulo abriu o placar aos nove minutos do primeiro tempo, quando Patrick recebeu na esquerda e cruzou para o meio da área, onde Calleri subiu e cabeceou com perfeição para superar o goleiro João Paulo. Um pouco antes do intervalo o Peixe deixou tudo igual, quando Léo Baptistão cruzou rasteiro para Marcos Leonardo chegar de carrinho para colocar no fundo do gol.

Porém, o placar final foi definido apenas nos últimos minutos da etapa final, em um lance que causou muita reclamação. Aos 34 minutos o juiz assinalou pênalti, com auxílio do VAR (árbitro de vídeo), após a bola desviar na mão de Rodrigo Fernandez dentro da área. Em meio a muita reclamação dos santistas o atacante Luciano cobrou a penalidade com perfeição para fechar o placar em 2 a 1.

RN registra mais casos de dengue em 4 meses de 2022 do que em todo o ano de 2021, diz Ministério da Saúde

Mosquito ‘Aedes aegypti’, vetor do vírus da dengue — Foto: Pexels

O Rio Grande do Norte  registrou, nos primeiros quatro meses de 2022, mais casos prováveis de dengue do que em todo o ano de 2021. Os dados estão no boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, que teve a edição atualizada divulgada nesta segunda-feira (2).

De acordo com o o documento, o RN registrou de janeiro ao dia 23 de abril 6.278 casos de dengue. Em todo o ano de 2021, o Ministério da Saúde registrou 4.301 casos da doença. A essa altura, ao final do mês de abril, o estado tinha em 2021 o total de 724 casos de dengue, de acordo com o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), disse que alguns bairros da capital, como Pitimbu, na Zona Sul e Lagoa Azul e Pajuçara, na Zona Norte, vivem uma epidemia da doença, mas não o município, segundo parecer técnico.

A SMS afirmou ainda que tem feito ações de conscientização nesses bairros e intensificado a visita dos agentes de saúde nos locais mais afetados. A incidência nos casos de dengue no estado são de 176 casos para 100 mil habitantes – a média nacional é de 254 casos.